Progressão

PROGRESSÃO CONTINUADA:
A Progressão Continuada possibilita ao aluno do EF e EM com determinadas dificuldades de aprendizagem, detectadas pelo professor ao longo do processo, a oportunidade de retomá-las, não sendo impedida a sua promoção ao período seguinte.

a) Cabe ao Conselho de Classe julgar e aprovar ou não esta progressão. Não se trata simplesmente de uma estratégia de promoção do aluno, mas sim de uma estratégia de progresso individual e contínuo, que favoreça o crescimento do educando, preservando a qualidade necessária para sua formação escolar.

b) É de responsabilidade do SSE e SOE organizar registros escolares que regule esta progressão com ciência e responsabilidades específicas da Escola, família e aluno.

c) O SSE assessora os Professores deste aluno oriundo da Progressão Continuada para que o mesmo possa desenvolver um trabalho específico, mantendo contato permanente com a família para orientá-la, informá-la dos procedimentos e do andamento do processo.

d) Deverá ter alcançado um mínimo de 60% de aproveitamento na disciplina, caso contrário será retido no ano.

e) Todo aluno com Progressão Continuada, de qualquer disciplina, deverá possuir acompanhamento durante todo o ano pelo professor através de atividades a serem organizadas em um portfólio onde deve constar as estratégias desenvolvidas com esse aluno, o mesmo deve ser entregue a supervisão a cada trimestre.

f) No ato do conselho o professor deverá preencher um documento com registro de quais as dificuldades que deverão ser retomadas com o aluno no próximo ano letivo.

Parágrafo Único: O aluno poderá usufruir desta Progressão Continuada em até um (1) componente curricular a cada ano.

PROGRESSÃO PARCIAL (PP):
Para alunos do EF II ao 3º ano do Ensino Médio.

Por acreditar que todo ser humano é capaz de aprender e em respeito ao tempo de cada aprendizagem, adotamos a Progressão Parcial, de acordo com a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) 9394/96 e pelo CNE (Conselho Nacional de Educação).

a) Esta permite ao aluno ser promovido na série/ano sem prejuízo, da sequência curricular, em até três (3) componentes curriculares que não obteve 70% (setenta por cento) de aproveitamento, para aprovação, que é exigida por este Estabelecimento de Ensino.

b) Para necessidade de Progressão Parcial em mais de três disciplinas, verificar Parágrafo Único neste mesmo item.

c) O aluno deverá participar de aulas específicas das quais se encontra em PP, paralelas ao ano que irá cursar. Estas aulas serão ministradas na Escola em turno inverso ao cursado pelo aluno conforme Calendário e Cronograma da Escola.

d) O tempo destinado, a metodologia e a avaliação fará parte de um plano de trabalho elaborado pelo Serviço de Supervisão Escolar.

e) A aprovação do aluno na série subsequente dependerá de sua Aprovação na série anterior, através da proposta de Progressão.

f) É obrigatória a frequência dos discentes às aulas dos Componentes Curriculares que ficou retido no ano anterior, com frequência de igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária estipulada no programa de cada componente.

g) A Escola poderá admitir que o aluno seja matriculado com Progressão Parcial em até três componentes curriculares, desde que realizada neste próprio estabelecimento de ensino a série/ano subsequente, sendo que, concomitante com o ano para o qual foi promovido.

Parágrafo Único: O responsável pelo aluno que está ingressando em nossa escola com Reprovação em mais de três (3) disciplinas deverá preencher formulário específico na Secretaria da Escola com esta solicitação.


A Equipe Gestora fará uma análise do caso, emitindo um parecer final.
Somente após o parecer da Equipe Gestora é que a matrícula do aluno na série/ano pretendido será ou não efetivada.

É dever da Escola

a) Assegurar programa de estudos e acompanhamento especial, ao longo do novo processo de aprendizagem, com a finalidade de proporcionar ao aluno condições para superar as defasagens e as dificuldades identificadas pelo Conselho de Classe;

b) Realizar todos os registros escolares conforme padrões da escola relativos às turmas regulares;

c) Articular com as famílias fornecendo-lhes as informações sobre os conteúdos curriculares em defasagem, os horários a serem cumpridos, a frequência e o aproveitamento do aluno nas atividades, especialmente, programadas.

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